Como calcular a eficiência de produção

O resultado de uma baixa eficiência são preços mais elevados para os seus consumidores e, por consequência, vendas menores para a sua empresa.

Como calcular a eficiência de produçãocálculo de eficiência de produção quantifica o nível em que uma fábrica opera na produção. Para evitar o desperdício de dinheiro, todos os processos na manufatura devem ser os mais eficientes possíveis.

Empresas do ramo industrial em todo o mundo confiam na eficiência de seusprocessos de fabricação para criar produtos de qualidade que os consumidores possam pagar. Quanto mais caro e ineficiente é o processo de fabricação, maior o custo de fazer seus produtos.

Quer se trate de máquinas quebradas, funcionários desmotivados ou apenas de um sistema disfuncional, a empresa vai ter problemas se não prestar atenção à eficiência de produção.

O resultado de uma baixa eficiência são preços mais elevados para os seus consumidores e, por consequência, vendas menores para a sua empresa. A solução é melhorar o nível de eficiência dos seus processos de fabricação.

Calcular um valor numérico para a eficiência ajuda a identificar se precisam ser feitas melhorias no processo de produção. Manter registros cuidadosos facilita os cálculos.

Como calcular a eficiência de produção

Para começar, determine o tempo que leva para completar cada etapa da produção, desde o pedido até a entrega. Anote esse dado como o “tempo de produção total”. Nesse período, estão incluídos tempo de inspeção, tempo durante o qual o produto é movido e tempo de espera entre os passos para seguir com o processo de fabricação. Não inclua o tempo de espera antes que o processo chegue ao fim por completo.

Em seguida, separar o tempo real que se passou desde a fabricação do produto, também chamado de tempo de valor agregado. Observe por quanto tempo o produto permanece na linha de fábrica, onde a construção propriamente dita ocorre. Não inclua outras partes do processo de entrega de encomenda nesta série de dados. Anote com cuidados as informações.

Para calcular a eficiência de fabricação, é necessário dividir a quantidade de tempo total de fabricação pelo valor agregado do tempo. Por exemplo, um carro que é entregue em 15 dias a contar de quando é pedido e a produção é iniciada, e que passa três dias na linha de produção, teria eficiência de fabricação de 15/03 = 0,2.

O próximo passo é converter a resposta obtida anteriormente em um percentual, multiplicando-se por 100. Por exemplo, 0,2 x 100 = 20%. Use esse percentual como a eficiência de fabricação: um número menor significa menos eficiência e indica o tempo desperdiçado ao longo do processo de fabricação.

Use as informações para planejar e aplicar formas de melhorar de produção para criar um processo mais eficiente. Reduzir tempos de espera das filas e da inspeção ajudam a aumentar a taxa de eficiência.

Como calcular a eficiência de produçãoAlgumas dicas para melhorar a eficiência de produção

  • Conheça o seu produto e certifique-se de que todos na sua empresa também conheçam o produto. Eficiência de fabricação inicia-se com indivíduos bem treinados em toda a empresa. Quando se trata de treinamento, certifique-se que ele alia a teoria à pratica. Um livro ou apostila só pode ensinar até um certo ponto, mas prática supervisionada pode acelerar o processo de aprendizagem.
  • Reduza o desperdício. Cada produto inacabado perde dinheiro, por isso não aceite que ele chegue sem uma explicação de por que isso aconteceu. Erros acontecem, mas quando eles se tornam frequentes, você precisa de uma solução, que pode ser novo maquinário ou novos empregados.
  • Solucione os problemas com máquinas e equipamentos antes que elas tenham a chance de quebrar, ou seja, invista em manutenção preventiva. Confie nos empregados que usam essas máquinas e treine-os para que eles entendam perfeitamente como elas funcionam. Ninguém quer ter que chamar uma fonte externa para consertar alguma coisa. Em vez disso, preste atenção aos sinais de que algo pode estar errado. É mais fácil fazer manutenção preventiva do que recuperar o equipamento depois que ele já parou de funcionar.
  • Reduza a quantidade de tempo de inatividade em seu processo de fabricação. Se os funcionários estão ociosos, encontre algo para eles fazerem o trabalho e não apenas para mante-los ocupados. Se eles são treinados para fazer várias tarefas, isso os torna mais valiosos. Saiba o que pode dar errado antes do tempo, tal como uma máquina com defeito, e tenha um plano imediato para corrigi-lo. Com cada minuto de produção parado, você está perdendo dinheiro.
  • Otimize o espaço. O tempo que seus funcionários gastam a pé indo de uma área para outra a cada dia diminui os níveis de eficiência do processo de fabricação. Corte a quantidade de passos que seus funcionários precisam dar por dia, colocando equipamentos e máquinas em locais mais próximos ou reorganizando as funções de trabalho de seus empregados.
  • Certifique-se de que seus gestores estão cientes em relação a todas as políticas ou procedimentos novos para ajudar a estimular a eficiência. É comum para os gerentes de departamentos diferentes, por exemplo, discordar sobre o que são os problemas reais. Realize uma sessão de treinamento integrado apenas para seus gerentes e supervisores e deixe claro o que você acredita que é o problema e o que eles podem fazer para ajudar a conserta-lo.

Flávia Saad

About these ads

One Comment to “Como calcular a eficiência de produção”

  1. Muito boa matéria, a ideia que tinha sobre o assunto era quase essa, mas a matéria não deixa dúvida ajudou bastante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 165 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: