A manutenção mecânica envolve basicamente três tipos de manutenção: a preventiva, a corretiva (classificada em planejada e não planejada) e a manutenção preditiva.
A manutenção mecânica industrial é um importante campo de conhecimento dentro da engenharia mecânica, sendo essencial em qualquer planta industrial, pois visa à prevenção e à correção de falhas e problemas mecânicos com base em métodos de manutenção preventiva e corretiva de todas as máquinas e equipamentos, bem como de cada componente individualmente. Cabe destacar que a manutenção mecânica vem conquistando cada vez mais espaço dentro das grandes fábricas e indústrias, uma vez que o aumento da lucratividade depende da total disponibilidade dos equipamentos em linhas de manufatura. Se uma máquina falha e para de funcionar, toda a produção fica comprometida. Em um mercado bastante acirrado em termos de competitividade, a manutenção mecânica industrial exerce um papel fundamental e que pode destacar uma empresa da outra.
Até alguns anos atrás, grande parte das fábricas, de pequeno, médio ou grande porte, contavam com equipes bem reduzidas de mecânicos de manutenção, e quando uma linha de produção apresenta entraves, esses profissionais de mecânica atuavam pontualmente, corrigindo cada problema. Inclusive, muitas companhias adotavam o sistema de manutenção mecânica terceirizada, com a contratação de empresas prestadoras de serviços que realizavam o trabalho de manutenção de tempos em tempos.
Percebendo a necessidade de estarem sempre à frente de seus concorrentes, de uns anos para cá, as companhias passaram a enxergar o setor de manutenção mecânica com outros olhos, até mesmo ampliando sua força de trabalho, proporcionando treinamentos e condições mais seguras no ambiente ocupacional. Também ficou mais claro a preocupação dos gestores de manutenção mecânica a adoção de programas de manutenção mecânica industrial que abrangessem atividades de reparos preventivos, preditivos, corretivos e grandes paradas de manutenção, ou mecânica de manutenção, como muitos profissionais da área se referem.
A manutenção mecânica envolve basicamente três tipos de manutenção: a preventiva, a corretiva (classificada em planejada e não planejada) e a manutenção preditiva. No Brasil, a manutenção detectiva ainda não é muito aplicada em todas as indústrias. A seguir, explicaremos mais detalhes.
Manutenção mecânica preventiva
A manutenção mecânica preventiva prevê algumas ações de inspeção e possíveis reparos de máquinas e equipamentos de forma planejada, sem que estes ativos não apresentem qualquer indício de que irão falhar. A manutenção preventiva objetiva justamente que nenhum tipo de desgaste ocorra e causa a paralisação da máquina por tempo indeterminado.
Manutenção mecânica corretiva
A manutenção mecânica corretiva pode ser planejada ou não planejada. Amanutenção corretiva planejada prevê o reparo em equipamentos inteiros, ou em apenas alguns componentes, apenas quando uma máquina para de funcionar por problemas mecânicos. Obviamente, que a manutenção preventiva aplicada detecta potenciais falhas, mas algumas avarias só podem ser analisadas depois que eles acontecem. No caso damanutenção mecânica corretiva não planejada, a idéia é realizar a inspeção e o reparo somente quando o equipamento for avariado, mas este tipo de manutenção é a menos indicada nas empresas, porque denota a falta de existência de programas preventivos, ou até mesmo indica que existem lacunas a serem observadas, caso este programa seja implementado nas indústrias e empresas de modo geral.
Manutenção mecânica preditiva
A manutenção mecânica preditiva faz uso de vários métodos e testes de detecção de falhas, utilizando também a termografia infravermelha e análises de falhas, além de indicadores de manutenção. Alguns dosindicadores de manutenção mais utilizados são MTBF, MTTR, FMEA, ou FMECA, Manutenção Produtiva Total, PDCA, além de diversos estudos de disponibilidade e confiabilidade de equipamentos. Osprogramas de lubrificação de máquinas também entram nos planejamentos de mecânica industrial, visando sempre manter os ativos em perfeito estado de funcionamento, uma vez que a lubrificação de peças e componentes é essencial para evitar desgastes prematuros.
Renata Branco
Editora